MENSTRUAÇÃO, O TABU

Cena do filme Carrie - A estranha de 2013 dirigido por Kimberly Peirce, baseado no livro de Stephen King.

Porque essa palavra incomoda tanto algumas pessoas? Afinal, o que é menstruação?

Segundo o Google, é o fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina (gerado a cada período de cerca de quatro semanas), nas mulheres não grávidas, entre a puberdade e a menopausa; mênstruo. O período menstrual.

Calma miga, esse não é um post explicando o que é esse ciclo que acontece no nosso corpo. É só pra mostrar que não devemos ter vergonha de nada do nosso corpo.

A menstruação é um ciclo normal do organismo de toda mulher desde que não esteja grávida. E se isso é normal porque muitas mulheres sentem vergonha disso? Eu já vi muitas mulheres, e me incluo nesse grupo, dizendo: "estou de TPM" "estou naqueles dias", "isso é coisa de mulher"... somente para não dizer "ESTOU MENSTRUADA”. Boa parte dos homens têm "nojo" de menstruação. Recadinho para você amigo: Se a maioria de vocês tivessem nojo de estupro como tem de menstruação estaríamos felizes. Mas infelizmente, vocês nos tratam como objetos e não respeitam nossos ciclos naturais. Mais respeito e menos “pantim”.

O sistema opressor existente no mundo, denominado como machismo e patriarcado, é tão de um jeito que faz com que a mulher sinta vergonha de seu corpo e das coisas naturais que acontecem nele. Vai desde as mulheres da África que colocam faixas nos seios para achata-los, até deixar a mulher envergonhada e constrangida a respeito de um ciclo natural do seu organismo que é a menstruação.

Depois que eu percebi que eu não deveria sentir vergonha do meu corpo e das coisas que acontecem através do meu organismo, eu fiquei mais leve para falar desses assuntos. E quero convidar você mana a fazer essa experiência, é libertadora.

O papo entre mães e filhas a respeito disso também é algo bem escasso. As mães têm medo de falar sobre com suas filhas, muitas vezes com "medo" da filha "amadurecer antes do tempo", sendo que o papo com os meninos sobre o "amadurecimento" deles é bem mais aberto. Mães, vamos ajudar as meninas né? Já basta a sociedade pressionando-as. Vocês devem deixar as meninas bem informadas sobre o assunto. É assustador menstruar pela primeira vez e não saber nada sobre aquilo e ter medo de falar com a própria mãe.

No livro Carrie, a estranha de Stephen King e nos filmes homônimos que são suas adaptações, Carrie sofre ao menstruar pela primeira vez e não saber o que está acontecendo com seu corpo. Quando conta para sua mãe, que é uma mulher extremamente religiosa, recebe gritos e repressões. Segundo a mãe de Carrie isso é pecado, impuro, nojento. Apesar de King exagerar na caracterização da mãe religiosa, não seria surpresa ver reações parecidas na vida real.

Bem que que a "mãe natureza" poderia mandar um whatsapp avisando: "Parabéns, você não está grávida esse mês. Até mês que vem". Mas enquanto nosso organismo não adere a tecnologia temos que aceitar e não sentir vergonha disso por que é normal miga.

Recado para as manas: Miga, se liberta. Sai dessas correntes que nos prendem a um sistema opressor. Passa por cima dessas coisas e mostra que você é imponderada sim e que não está nem ai para esses homens cheios de “mi mi mi”. E lembre-se, não tenha vergonha de dizer que está menstruada. Isso é algo tão simples e natural, que você vai começar a ver as coisas por outro lado. Confia em mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário