Políticos corruptos: De quem é a culpa?


Quando um cidadão resolve entrar no âmbito político o que é que as pessoas o dizem?
"Tem dinheiro?", "Vai precisar de dinheiro para fazer campanha bonita e 'CONQUISTAR' votos", "Com tal coisa meu voto é seu"... e quando surge alguém com um perfil diferente destes velhos manjados políticos que estamos acostumados, um perfil que vai com a cara e a coragem, sem dinheiro para fazer campanhas milionárias, nem comprar votos é algo assustador para parte da população. E qual a principal consequência disso? Os xingamentos à pessoa ou ao partido sem ao menos conhecer seus ideais.
Uma parte das pessoas esperam dos políticos em campanhas eleitorais as festas, ah, festas!, quem não gosta daqueles comícios com paredões de som, bebidas grátis, paródias chicletes, dentre tantas outras coisas que acontecem nestes dias, e esquecem da parte principal, a ideologia política. Você sabe o que é ideologia política? São os motivos que levam uma pessoa a se entranhar numa atividade que afeta a sociedade. Sendo que suas atuações vão infligir no cotidiano da população. Por isso devem os políticos estarem guarnecidos de "boas intenções", e suas intenções serem sustentadas por ideologias construtivas e experimentadas. As pessoas esquecem de que um governo não se faz só de festas mas também de toda uma construção diária de direitos e deveres para toda a população. 
Esses pensamentos, que podemos dizer que é jovem, e o pensamento mais 'velho', de paixão partidária, acaba fechando os olhos das pessoas para quem estão votando e acabam elegendo políticos corruptos, não dando chance a renovação política, onde poucas classes acabam tendo representatividade. As mulheres, jovens, homossexuais, negros têm pouca representatividade dentro do âmbito político e a quantidade esmagadora de homens bracos acabam tendo que decidir por estas classes a qual não fazem parte, tomando muitas vezes decisões erradas.
Com o pensamento de que para uma pessoa ser eleita precisa de dinheiro ou comprar voto, que político bom é aquele que faz festas maravilhosas em sua cidade, que você vota em apenas um partido independente dele está errado ou não, de não dar chance à representatividades de outras classes além da classe predominante, as pessoas acabam elegendo pessoas corruptas e depois reclamam por conta da roubalheira que foi o próprio cidadão que elegeu democraticamente. 
Quem é o verdadeiro culpado da corrupção? O político que roubou ou você que elegeu o político?

Nenhum comentário:

Postar um comentário