Colorismo

Colorismo é um termo/conceito simples, é basicamente dizer que quanto mais escura você for mais racismo você vai sofrer e quanto mais clara você for sendo negra mais "privilégios" você vai ter. Essa foi a explicação mais 'fácil' que encontrei sobre o conceito de colorismo, dado pela youtuber Nátaly Neire.


As pessoas costumam dizer que uma pessoa negra tem a pele muito escura, uma bunda grande, o nariz grande, todos os traços grandes. E que uma pessoa que tem a pele clara, magra e bunda e peitos pequenos não pode ser considerada negra. Por eu estar mais próxima do padrão europeu da mulher branca e magra, alguns não me consideram negra.
Existem negras de pele clara e negras de pele escura, ser mais clara ou mais escura não torna a pessoa mais ou menos negra. Fato! Entretanto, a mulher e o homem negro de pele mais escura sofrem mais racismo do que uma pessoa negra de pele mais clara.
Entre a metáde do século XIX e a primeira metade do século XX vigoraram no globo teses que defendiam um padrão genético superior para a "raça" humana. Ela defendia basicamente que o homem branco europeu era superior em relação às demais "raças" humanas. Nesse período alguns intelectuais brasileiros incorporaram essas teses e delas derivaram a "tese do branqueamento" que era mais aplicável ao contexto do continente Americano. A defesa desta tese de branqueamento ou "embranquecimento", dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, tinha que os descendentes de negros passariam a ficar mais brancos a cada nova geração.
Eu sou uma prova de uma negra de pele clara que é mais aceitável, apreciável pela população por eu está mais próxima ao padrão europeu, enquanto uma negra de pele escura sofre um racismo absurdo. Ainda segundo o vídeo da Youtuber Nátaly, ela conta sobre os três mitos da mulher negra, que são eles:
Mulher negra forte (barraqueira)
Aquela mulher que não leva desaforo pra casa, que tem um psicológico e um corpo muito forte. Que aguenta apanhar e a fome.
Mito da mãe preta
Que é aquela mulher negra de uma certa idade, que cozinha, que impa, que serve, a ama de leite. Como a youtuber coloca, o mito da Tia Anastácia.

Mito da mulata exportação
Que é aquela mulher sensual, que serve para gringo ver, que é pra comer e não pra casar. Como muitos costumam dizer: A mulher da cor do pecado.

Esses dois primeiros mitos, estão ligados a mulher negra de pele escura e o terceiro mito está mais relacionado a negra de pele clara, a famosa "mulata", magra, a mulher negra mais embranquecida. O que não significa que o "modelo" de mulata exportação não sofra racismo, sofre sim, mas não tanto quanto uma negra do tipo "barraqueira e tia anastácia" sofrem.
Temos a questão da cor parda, porr muito tempo, por não me aceitar e não me conhecer e conhecer o movimento negro eu me considerava uma pessoa parda. Mas o que é uma pessoa parda? É aquela pessoa que nem é branca e nem é negra, mas segundo o IBGE a cor parda e preto estão dentro de um conceito de pessoa negra, então o termo pardo é uma forma de te embranquecer, então o movimento negro, assim como eu também, negamos o termo pardo, pois tira de você uma identidade negra. Como eu falei existe o negro de pele clara e pele escura, e todos são negros.
É importantíssimo que todas as pessoas conheçam o colorismo e entendam que a sociedade quer que nós, negros de pele clara, nos identifiquemos cada vez mais brancos. E também importante para que nós saibamos que sofremos sim menos preconceito do que uma negra de pele escura e temos certos "privilégios" e devemos reconhece-los e negá-los. Já ouvi muitas pessoas me falarem: "Você é uma branca queimada do sol" ou então que "você é parda e não negra" e por não me conhecer verdadeiramente e não me aceitar eu acabava acreditando neles e concordando e hoje eu digo com o maior orgulho e convicção que EU SOU UMA MULHER NEGRA DE PELE CLARA E ISSO NÃO ME TORNA MENOS NEGRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário